domingo, 10 de outubro de 2010

COMO CONSTRUIR UMA BAIA








Para construir uma baia é preciso um pouco mais que o material adequado.
Dar acomodação a um ou mais cavalos parece uma tarefa simples. Afinal, basta que o animal tenha um lugar aconchegante para dormir, comer e se proteger dos fenômenos naturais. Porém, alguns detalhes durante a construção das baias tornam-se fundamentais para que o eqüino fique perfeitamente instalado e tenha o merecido descanso ao final de um dia de trabalho ou lazer. Confira alguns itens que podem auxiliar no desenvolvimento desse projeto.
O piso – o material deve ser resistente e de boa qualidade, em concreto rústico. Certifique-se quanto à existência de depressões ou desníveis no terreno, mas lembre-se de que um certo caimento em um dos cantos da baia se faz necessário para escoar a água em dias de limpeza. A medida ideal gira em torno de dez centímetros abaixo do piso do lado de fora.
Portas – devem ser feitas em madeira durável, como por exemplo a de ipê, com largura mínima de 1,20m. Baias para éguas precisam de portas com 1,40m de altura.
Paredes – é importante que o acabamento seja realizado com cimento queimado (barra lisa) ou com massa resistente o bastante para que seja pintada com tinta acrílica. A escolha desse tipo de tinta é mais acertada por ser lavável. Quanto às dimensões, devem ter cerca de 3,0m X 3,5m. A altura mínima desejável é de 2,60m.
Hidráulica – o cocho ou bebedouro precisa de uma bóia para indicar o nível da água e prevenir a falta desse suprimento para o cavalo. O ideal é construir um cocho de ferro dentro de um nicho de alvenaria, colocando um dreno para que o conteúdo não vaze na cama do animal. A mesma técnica pode ser aplicada no cocho de ração, que pode ser colocado ao lado da porta.
Ventilação – Tenha sempre em mente que a cocheira e por conseguinte as baias precisam ser arejadas e frescas. Lugares quentes e abafados só ajudam a aumentar o estresse do animal.
Vale lembrar que estas são apenas algumas dicas; o importante é que haja coerência na hora de projetar a baia. Somente o construtor pode avaliar o terreno, as dimensões e as possibilidades que melhor se aplicam ao local disponível para esse tipo de obra. Seguindo corretamente as orientações de um profissional capacitado, aumentam as chances de colocar seu cavalo em um lugar adequado às suas necessidades.

Fonte: www.amigoscowboys.hpg.ig.com.br
Foto: http://www.harasaguaboa.com.br 

0 comentários:

Postar um comentário